quarta-feira, 30 de junho de 2010

Quem disse que a Big Apple é a unica cidade que nunca dorme??

Faz hoje exactamente 16 dias que cheguei! Depois de 2h30 de voo desde Lisboa e 1h30 de comboio desde Genebra, cheguei por fim a Neuchatel, onde à porta da florista esperava por mim a interlocutora da empresa de Relocation com um saco de compras com as primeiras necessidades... vá-se lá perceber porque é que um pacote de sal para a máquina da loica é um bem de primeira necessidade!

Rápidamente nos dirigimos para aquela que será a minha casa nos próximos 12 meses! Ao abrir a porta, foi então que me deparei com a primeira das grandes surpresas... uma sala enorme para receber os amigos, com uma vista magnifica sobre a vila, o lago e as montanhas!! Inexplicável! Muito melhor do que a encomenda! Nao consigo expressar por palavras o bom que é poder acordar de manhã e tomar o pequeno almoco (sim, voltei a tomar o pequeno almoco!) sentada na minha varanda!

Depois vieram as exigências do primeiro dia na Suica... passar pelo "controle des habitants" para me registar (sim, porque os que cá estão, estão todos contadinhos), comprar o passe anual dos transportes de Neuchatel e abrir uma conta bancária (sim, também já tenho uma conta na Suica como o sobrinho taxista do Isaltino Morais!!).

De regresso a casa, foi tempo de desfazer as malas, conhecer os cantos a casa: um quarto, um closet com uma cama para as visitas, uma casa de banho com uma banheira enorme e a sanita separada... uma lavandaria comunitaria com uma lista com os dias reservados por inquilino do edificio... sorte que somos so 4... mas mesmo assim, todos os dias estão ocupados pelos presentes e pelos que já partiram!!!

Desde então, as descobertas tem sido enumeras, e cada dia descubro uma novidade! Hoje fiquei a saber que a recolha do lixo é as segundas e quintas feiras de cada semana! Fora desses dias, não é suposto depositarmos o lixo na rua! Queria igualmente seguir o exemplo implementado lá em casa pela minha Luisinha, e dei inicio a esse processo complexo que é a reciclagem! O que eu nunca sonhei é que aqui não separam o lixo em meia duzia de categorias como nós (vidro, plástico, papel, embalagens, pilhas, etc), mas sim em 23 categorias!!! Como e que eu vou algum dia conseguir decorá-las?????

O comércio aqui é uma loucura! Está aberto... até as 18h30!! Por isso, quando é preciso ir às compras, tenho de sair do trabalho às 17h! Mas vá lá... pelos menos à 5a feira dão uma borla, e estão as lojas abertas até às... 20h!! Já ao Domingo está tudo fechado e, como diria a Sofia, rola o cotão nas ruas de Neuchatel!

Malgré tout ca, je suis super contente!!!!!!


(Desculpem a falta de acentuacao... vou ter de sobreviver a este teclado por uns dias!)