domingo, 20 de outubro de 2013

Bologna, La Grassa, La Dotta, La Rossa

Senti-me a levar um enorme murro no estômago quando entrei em Berna no comboio para Milão! Foi o primeiro momento em que senti que não havia volta! A coragem não faltou, mas o receio acompanhou-a a preceito!

Quando cheguei a Bologna, o primeiro impacto foi de estranheza... Esta agora é a minha casa! É preciso aprender a sobreviver nesta cidade, aprender a reagir nesta forma alternativa de conduzir, nesta estranha forma de tratar o espaço...

Confesso que levei algum tempo a fazer as pazes com esta cidade, mas agora, é a minha cidade!





Au Revoir Neuchâtel

Os últimos dias na minha tão especial vila de Neuchâtel culminaram num apocalíptico evento anual chamado Festa das Vindimas. O nome... diz tudo.... Como qualquer festa de despedida que se espera depois de quase um ano de extrema experiência antropológica, sim repito, extrema experiência antropológica, teve direito a uma verdadeira molhada de sentimentos e situações. Ficam alguns exemplos:





Como não podia deixar de ser, fui prendada pela visita de alguns amigos do coração antes da minha partida. Tornaram-na mais doce. Obrigada!







quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Um ano depois...

Há pouco mais de um ano estava a receber a notícia do meu regresso à Confederação. Hoje, um ano mais tarde, preparo-me para uma nova aventura! Desta vez implica uma nova língua, o que aumenta a quantidade de borboletas no estômago!

Vai voltar a saga burocrática, seguros a tratar, cancela contratos, inicia contratos, escolhe casa e o mais cansativo, voltar a preparar a trouxa e lá vou eu outra vez de carapaça às costas...

Será o quarto país onde vou trabalhar, a quinta língua que vou aprender e já me estou a preparar psicologicamente para os quilos a mais... É que vai ser impossível resistir a tamanha tentação! Estou perdida!

Até lá, resta-me receber de braços abertos os amigos que por cá ainda passarão, preparar-me para a tão esperada festa das vindimas e, na realidade, fazer em 3 fins de semana o que não fiz num ano inteiro! Mas claro que sou capaz!